quarta-feira, 3 de julho de 2013

ECO-92: Pensar globalmente, agir loucamente!



Mas o que é ECO-92? 

É a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), popularmente conhecida como ECO-92.

Foi uma conferência realizada no Rio de Janeiro entre os dias 3 a 14 de Julho de 1992, que tinha o objetivo de discutir meios de conciliar o desenvolvimento da sociedade e economia com o desenvolvimento ambiental, ou seja, ela buscava respostas para a seguinte pergunta: como nós podemos evoluir sem prejudicar o meio ambiente?

A resposta é simples: o desenvolvimento sustentável. E o que é desenvolvimento sustentável? É o desenvolvimento capaz de satisfazer as necessidades das sociedades atuais sem comprometer o desenvolvimento das sociedades futuras, ou seja, usar os recursos naturais de forma consciente, sem tirar da natureza mais do que ela pode nos dar.

Na ECO-92 ficou claro que a degradação do meio ambiente era causada principalmente pelos países desenvolvidos e percebeu-se que os países em desenvolvimento precisavam de ajuda financeira e tecnológica para se desenvolverem de forma sustentável.

        Na ECO-92 muitos documentos foram elaborados, dentre eles o mais importante foi a AGENDA 21 que contém ações que tornam possíveis um novo padrão de desenvolvimento que utilize os recursos ambientais de forma racional para que nós, seres humanos, possamos retirar da natureza apenas o que ela pode nos dar, sem comprometer a vida na Terra e assim possamos viver todos em harmonia com o meio ambiente. 179 países assumiram o compromisso de contribuir para a preservação do meio ambiente e seguir as recomendações da Agenda 21. 


 Assista a este vídeo, que mostra a preocupação das crianças com o meio ambiente.


Você também pode fazer a sua parte! Comece aqui na ESEBA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário