sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Natal de Luz em Uberlândia e Sustentabilidade




Com a mão na massa, 50 crianças foram divididas em cinco grupos e desenvolveram alguns modelos de enfeites, entre eles, renas produzidas com palitinhos de sorvete e papel E.V.A., árvores de Natal para parede produzidas com tecido, garrafa descartável e fitas, CDs que viram bolas para serem colocadas em árvores natalinas, porta lápis confeccionado com rolo de papel higiênico e embalados com papel vermelho e branco, formando a figura do Papai Noel.
As oficinas terão continuidade na próxima semana e contemplarão escolas municipais e ONGs que desenvolvem projetos com crianças e adolescentes. O coordenador do Núcleo de Projetos Ambientais, Noam Alves Martins, lembra que as crianças e os jovens são os melhores multiplicadores da educação ambiental. “A gente está mantendo a identidade do Natal começando a sensibilizar as crianças que as coisas podem ser feitas por elas mesmas e de forma barata, e ainda estão contribuindo com a redução de poluição do meio ambiente. Um enfeite como o da rena no mercado comercial pode ser encontrado por cerca de seis reais, aqui o custo é praticamente zero”, contou. Noam ainda ressalta que os participantes das oficinas vão dar continuidade ao aprendizado, repassando aos outros colegas da instituição a técnica utilizada, além da conscientização sobre a importância da reciclagem e das práticas sustentáveis.



A Secretaria de Meio Ambiente será responsável pela montagem de duas árvores de Natal feitas com garrafas PET. Uma delas, com cinco metros de altura, será colocada na Praça Coronel Carneiro, onde também era montado um presépio; a outra, com quatro metros, ficará no Centro Administrativo. Serão utilizadas cinco mil garrafas PET coletadas em parceria com associações e cooperativas de catadores de recicláveis da cidade. No lugar de hastes metálicas será utilizado bambu para a produção da estrutura das árvores. As árvores serão iluminadas e vão ganhar enfeites com materiais recicláveis confeccionados em oficinas por alunos de escolas municipais, estaduais e Organizações Não Governamentais (ONGs). A decoração sustentável inclui ainda velas de garrafas PET, guirlandas e bonecos de neve de copo plástico.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário